sábado, 24 de julho de 2010

Alguns aspectos da caatinga

Image and video hosting by TinyPic


Na realidade, o que é realmente caatinga? Bem, A caatinga é um ecossistema bem individualizado no contexto dos biomas brasileiros, pois apresenta características naturais e socioeconômicas bem marcantes e peculiares; ocorre geralmente em regiões semi-áridas e possui uma vegetação rica.

A caatinga é uma palavra originária do tupi-guarani que significa “mata branca”, pelo fato da mesma apresentar o verde de sua flora somente no inverno, na época das chuvas, de curta duração. Porque no restante do ano uma parcela da caatinga, tinha perdido suas folhas... Apresentando então uma tonalidade mais clara, já que os caules esbranquiçados na ausência da folhagem dão o tom claro a esse tipo de vegetação.


Image and video hosting by TinyPic


Esse bioma que apresenta um baixíssimo índice de chuva está presente nos estados do Ceará,

Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.
Por causa de alguns dos seus aspectos - a Caatinga - vem sendo caracterizada como região de solo pobre e de pouca importância biológica; Mas levantamentos recentes mostram que este ecossistema possui um considerável número de espécies endêmicas, ou seja, que ocorrem somente nesta região, e que devem ser consideradas como um patrimônio biológico de valor incalculável.

Além da importância biológica, a Caatinga apresenta um potencial econômico ainda pouco valorizado. Em termos forrageiros, apresenta espécies como o pau-ferro, a catingueira verdadeira, a catingueira rasteira, a canafistula, o mororó e o juazeiro que poderiam ser utilizadas como opção alimentar para caprinos, ovinos, bovinos e muares.

Entre as de potencialidade frutífera, destaca-se o umbú, o araticum, o jatobá, o murici e o licuri e, entre as espécies medicinais, encontra-se a aroeira, a braúna, o quatro-patacas, o pinhão, o velame, o marmeleiro, o angico, o sabiá, o Jericó, entre outras.


Image and video hosting by TinyPic


A vegetação é composta de espécies xerófilas. Mas como se caracterizam esse tipo de vegetação? São plantas que se adaptam a ambientes muitos secos, armazenando água em seu interior para resistirem à seca... E as mesmas desenvolveram também um processo de xermorfismo, ou seja, perdem suas folhas durante a seca para evitar a perda de umidade através da transpiração.

A fauna da caatinga é bem diversificada, composta por répteis (principalmente lagartos e cobras), roedores, insetos, aracnídeos, cachorros do mato, arara azul, (ameaçada de extinção), sapo cururu, asa branca, cutia, gambá, preá, veado catingueiro, tatupeba, sagüi do nordeste, entre outros animais.

Image and video hosting by TinyPic




, quando se pensa em caatinga, a primeira imagem que vem à cabeça, geralmente, é a de árvores secas em um ambiente que lembra um pouco um deserto. Mas essa realidade, com um tempo está sendo transformada, pois esse bioma é muito mais do que área de pasto, com a produção de peças de artesanato e de geléias e doces a partir de frutas locais.

Com base nos aspectos abordados acima, percebemos que o bioma da caatinga não parece ser o que muitas vezes imaginamos; e que tudo não passa de um conceito equivocado daquilo que criamos.

Image and video hosting by TinyPic

Chirley Pereira.

2 comentários:

  1. Estas fotos que mostram as onças pintadas inertes,são na realidade fruto de uma caçada,quiçá o IBAMA IDENTIFICASSE ESTES ASSASSINOS DE NOSSA FAUNA.....pois elas já são tão poucas;Lamentável a publicação destas imagens com estes anti-herois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Absurdo uma foto dessas, de destruicao da nossa linda Fauna, em uma pagina educativa. :(

      Excluir